Você já ouviu falar de sepse? Essa é uma condição médica grave, muitas vezes chamada de envenenamento do sangue, que pode ser mortal se não tratada a tempo. Agora, imagine se um suplemento simples como a melatonina, conhecido por ajudar você a dormir melhor, pudesse também ajudar no tratamento da sepse. Parece algo saído de um filme de ficção científica, não é? Mas é exatamente isso que o estudo DAMSEL2 tentou descobrir.

O ESTUDO E A RELAÇÃO COM A SEPSE

Neste estudo, os cientistas deram diferentes doses de melatonina a pessoas que estavam passando por episódios de sepse. "Por quê?" você deve estar se perguntando. Bem, a melatonina é mais do que apenas uma "pílula do sono". Ela tem propriedades que podem ajudar a combater inflamações e melhorar o sistema imunológico. Então, a ideia era ver se, ao ajustar as doses, eles poderiam encontrar uma maneira eficaz de ajudar no tratamento da sepse.

RESULTADO

O resultado? A pesquisa ainda está em andamento, mas as primeiras impressões são promissoras. Ainda há muito o que aprender, claro, mas o simples fato de estarmos explorando novas formas de tratar essa condição terrível já é um passo na direção certa.

É empolgante pensar que algo tão simples quanto um suplemento de melatonina possa ter um impacto tão grande em algo tão sério como a sepse. Mas é claro que mais estudos são necessários para tirar conclusões definitivas.

REFERÊNCIA

  • Galley HF, Allen L, Colin PJ, Galt SP, Webster NR. Dose assessment of melatonin in sepsis (DAMSEL2) study: Pharmacokinetics of two doses of oral melatonin in patients with sepsis. J Pineal Res. 2022 Nov;73(4):e12830. doi: 10.1111/jpi.12830. Epub 2022 Sep 11. PMID: 36046952; PMCID: PMC9787748.