Ficar alarmado com os diferentes níveis de obesidade é o primeiro passo. Procure a o seu médico e faça uma avaliação antes que a única opção seja a cirurgia de perda de peso.
A obesidade é frequentemente vista apenas como um termo para pessoas que têm uma obsessão por comida, vivendo praticamente para comer. No entanto, em termos médicos, a obesidade é definida para pessoas que estão acima do peso ideal, especialmente aquelas que estão extremamente acima deste peso.
O aumento da demanda por cirurgias de perda de peso no mundo é uma prova de que a população de pessoas obesas está crescendo a cada dia. As cirurgias bariátricas estão em grande demanda. Isso indica, de forma clara, que houve um aumento dos casos de obesidade e diabetes. Há uma grande diferença no número de casos de cinco a dez anos atrás.
Existe um método conhecido como IMC (Índice de Massa Corporal), através do qual é possível saber se alguém está obeso. A imagem abaixo mostra um gráfico com os diversos níveis de peso.
Há seis níveis para medir sua massa corporal/peso, explicados a seguir:
- Abaixo do Peso: Compreende um IMC de 18,5 ou menos. Pessoas comumente conhecidas como magras, com um IMC de até 18,5 ou menos, são consideradas abaixo do peso. Isso pode ser devido a um corpo subdesenvolvido, má nutrição, hábitos alimentares irregulares e inadequados, etc. Medidas: Uma dieta adequada com suplementos necessários e uma rotina programada com sono adequado.
- Peso Saudável: Como o termo sugere, a pessoa nesta categoria é considerada saudável. Um corpo saudável pode ser baseado em muitos fatores, por exemplo, uma pessoa com menor tendência de crescimento pode nunca ganhar peso e permanecer na zona saudável, e uma pessoa que segue rigorosamente uma rotina e dieta saudáveis. Medida: Manter o equilíbrio da dieta e exercício físico e levar um estilo de vida programado. Adicionar meditação de pelo menos 10 minutos à sua rotina regular.
- Sobrepeso: Aqui também, o termo sugere seu significado. Uma pessoa com um IMC entre 25 e 29,9 é considerada com sobrepeso. Hábitos alimentares não saudáveis e uma rotina desorientada ou irregular levam uma pessoa a ganhar peso acima da zona saudável. Às vezes, o excesso de estresse e fadiga e o consumo de cigarros e álcool também podem levar ao aumento do peso. Medidas: Manter uma dieta saudável e equilibrada com um exercício físico adequado. Adicionar meditação à rotina regular para se manter longe do estresse e da fadiga.
- Obeso: Comumente, obeso é usado para pessoas que estão um pouco mais do que apenas gordas. Clinicamente, obeso refere-se à pessoa cujo IMC está entre 30 e 34,9. É uma condição na qual se deve começar a se preocupar com a saúde. Se você é obeso, então pode estar propenso a muitos outros problemas de saúde, como diabetes, pressão alta, distúrbios respiratórios, etc. Medida: Consultar um especialista em Bariátrica e seguir o que sugerem. Isso geralmente inclui uma rotina de dieta equilibrada e exercícios físicos adequados, com ou sem um pouco de medicação.
- Obesidade Severa: É um nível acima de apenas obeso. Aqui, uma pessoa está seriamente acima do peso, ao ponto de ninguém poder negar. A pessoa pode já ter começado a desenvolver várias doenças mencionadas no nível anterior. O corpo pesa quase entre 97 e 115 kg. Isso pode até ser devido a genes ou tireoide. Medidas: Visitar um médico o quanto antes, eles podem sugerir uma dieta adequada, exercícios, medicação oral e até mesmo recomendar uma Cirurgia Bariátrica.
- Obesidade Mórbida: Tradicionalmente, um IMC de 40 ou mais define uma pessoa como morbidamente obesa, embora a definição atual na Índia seja um IMC de 37,5 ou mais. Uma pessoa com um IMC de 37,5 ou mais é considerada morbidamente obesa. É o último estágio, onde uma pessoa é afetada por pressão alta, diabetes, hipertensão ou apneia do sono. Aqui, o corpo acumula gordura a um nível que ameaça a vida. Medida: Visitar um Médico assim que reconhecer, pode não ser possível para uma pessoa neste estágio reduzir peso apenas através de dieta e exercício. Aqui, o paciente pode ter que optar por uma cirurgia Bariátrica ou de perda de peso.
Ninguém vai pedir para você deixar sua comida favorita a menos que você esteja na zona segura!