E aí? Qual versão eu pego, com gordura integral ou ligth?

No final dos anos 70, as autoridades de saúde pública passaram a recomendar a redução do consumo de gorduras. Em resposta ao aumento das exigências dos consumidores, os produtores de alimentos começaram a oferecer alimentos com baixo teor de gordura ou versões livres de gordura.

 

Contudo, isto não pode ter sido um passo em uma direção saudável. Em primeiro lugar, a gordura pode não ser tão má como ela foi alardeada ser. Em segundo lugar, os produtores de alimentos podem ter intencionalmente aumentado o teor de açúcar de alguns produtos alimentares processados para compensar a falta de gosto causada pela redução do seu teor de gordura. Isso pode ter afetado negativamente a saúde das pessoas, uma vez que o açúcar promove a obesidade e doenças crônicas (1, 2). Um grupo de cientistas da Califórnia decidiu comparar sistematicamente o teor de açúcar de vários alimentos comuns com gordura integral com as suas alternativas de baixo teor de gordura. Abaixo está uma discussão detalhada dos resultados, publicados recentemente no periódico Nutrition & Diabetes.

O Artigo

Nguyen PK, Lin S, Heidenreich P. A systematic comparison of sugar content in low-fat vs regular versions of food. Nutr Diabetes. 2016 Jan 25;6:e193. doi: 10.1038/nutd.2015.43. PubMed PMID: 26807511; PubMed Central PMCID: PMC4742721.

O Desenho do Estudo

O objetivo deste estudo simples foi comparar o teor de açúcar dos alimentos comuns com o de suas versões com gordura reduzida. A seleção de alimentos foi baseada em uma lista de alimentos recomendada pela US National Heart, Lung, and Blood Institute. Esta foi uma lista de alimentos com alto teor calórico, ricos em gordura, juntamente com alternativas "saudáveis" de baixo teor de gordura. O teor de nutrientes desses alimentos foi obtido a partir da base de dados de nutrientes do USDA. Finalmente, os pesquisadores utilizaram as estatísticas para comparar o teor de açúcar em 100 gramas das versões regular, baixo teor de gordura e sem gordura dos alimentos selecionados.

O Achado: Menos Gordura Significa Mais Açúcar

O estudo descobriu que as versões de baixo teor de gordura de alimentos foram, em média, superiores em açúcar. Além disso, o estudo mostrou uma diferença significativa no teor de açúcar das versões regular e baixo e/ou sem gordura dos seguintes grupos de alimentos:

  • Laticínios
  • Carne, peixe e aves
  • Produtos de panificação, incluindo lanches e doces.
  • Gorduras, óleos e molhos para saladas.

A diferença era geralmente pequena, como mostrado no gráfico abaixo. Ele mostra o teor de açúcar mediana (g) entre o regular normal, o baixo teor de gordura ("light") e as versões sem gordura de alimentos dentro dos quatro grupos alimentares.   

Limitações

Os resultados deste estudo foram apresentados como um "comunicado", incluindo detalhes mínimos sobre os métodos e os resultados do estudo. Por esta razão, é difícil de avaliar as limitações do estudo. No entanto, algumas falhas potenciais devem ser mencionados. Em primeiro lugar, em relação ao teor de açúcar de um número limitado de alimentos. Segundo, quando você remove a gordura de um produto alimentar, tal como o leite, as proporções relativas de proteínas, carboidratos e de açúcar aumentam. Isso pode criar uma diferença estatisticamente significativa no teor de açúcar dos alimentos com teor de gordura total e aqueles com menor teor de gordura, mesmo se eles não contiverem açúcar adicionado. Em terceiro lugar, o banco de dados de nutrientes do USDA não faz distinção entre açúcar adicionado e açúcar que é naturalmente presente em alimentos integrais. Os investigadores não resolveram estas limitações potenciais.

Conclusões

Olhando atentamente, não há dúvida de que alimentos com baixo teor de gordura contêm quantidades mais elevadas de açúcar do que as versões completas em gordura. Existem duas possíveis razões para isso: A proporção relativa de açúcar aumenta quando a gordura é removida. Os produtores de alimentos adicionam mais açúcar para os produtos de baixo teor de gordura e os aqueles livres de gordura. O presente estudo não faz distinção entre essas duas possibilidades. Se as pessoas devem escolher as versões de alimentos "integral" em gordura ou versões de baixa gordura depende inteiramente da sua composição de nutrientes. Por exemplo, a escolha de um produto alimentar de baixo teor de gordura pode ser boa se isso significa que você está recebendo mais proteína sem um grande aumento no açúcar. Por outro lado, se isso significa que você está ganhando muito mais açúcar, então provavelmente é mais saudável para ficar com a versão regular, integral. Referências:

  1. Malik VS, Popkin BM, Bray GA, Després JP, Hu FB. Sugar-sweetened beverages, obesity, type 2 diabetes mellitus, and cardiovascular disease risk. Circulation. 2010 Mar 23;121(11):1356-64. doi: 10.1161/CIRCULATIONAHA.109.876185. Review. PubMed PMID: 20308626; PubMed Central PMCID: PMC2862465.
  2. Qi Q, Chu AY, Kang JH, Jensen MK, Curhan GC, Pasquale LR, Ridker PM, Hunter DJ, Willett WC, Rimm EB, Chasman DI, Hu FB, Qi L. Sugar-sweetened beverages and genetic risk of obesity. N Engl J Med. 2012 Oct 11;367(15):1387-96. doi: 10.1056/NEJMoa1203039. Epub 2012 Sep 21. PubMed PMID: 22998338; PubMed Central PMCID: PMC3518794.

   

Tags: artigos, comentados, pesquisas

Classificação Geral (0)

0 de 5 estrelas

Postar comentário

Anexos

Location

Share:
Rate this article :
0
  • Nenhum comentário encontrado

Dicas Importantes

cebola 01Cebola - Contém compostos fenólicos e flavonóides, que são tipos de fitoquímicos que ajudam a prevenir o câncer, limpando as células dos radicais livres que danificam seu organismo e inibindo a produção de substâncias reativas que podem danificar as células normais.

Dr. Renato Riccio

Recomendadas

Tem pessoas que acham que comer sem glúten não tem graça, não tem as mesmas…
O Astragalus é um poderoso modulador imunológico "não-específico". Ao invés de ativar nosso sistema de…
Um estudo publicado agora em janeiro no "American Journal of Epidemiology" afirma que mulheres idosas…
Este estudo sugere que caminhar poderia melhorar a qualidade do sono para pacientes com câncer…
Como costumo abordar o tema, a atividade física é muito importante para o indivíduo normal…
A vitamina C tem uma história bem fragmentada como uma terapia de câncer, mas os…
Quando se está em tratamento para o câncer, como a quimioterapia e radioterapia, muitas vezes…
A diminuição da testosterona nos homens e da progesterona nas mulheres está ligada ao envelhecimento,…
Ao invés da tradicional massa com farinha de trigo e fermento, a receita abaixo leva…
O efeito da luz do sol e a produção de vitamina D já é um…
O consumo de carne vermelha em quantidades superiores àquelas tipicamente recomendadas não afeta os fatores…
Meus pacientes já sabem que eu sou fã de abobrinha. E também sou fã de…
Que tal uma tábua de aperitivos para dar um charme à sua mesa e deixar…
A falta da fibra natural necessária faz com que os microorganismos de nosso intestino comecem…
Um artigo publicado na revista "Cell" sugere que a flora intestinal pode desempenhar um papel…
O estômago está situado na parte superior do abdômen e faz parte do sistema digestivo.…
O consumo de carboidratos tem aumentado nos últimos anos nos países ocidentais, seguindo-se os conselhos…
O óleo essencial de Copaiba é um dos ingredientes antiinflamatórios mais poderosos do planeta. É…
Se eu fosse descrever a glutationa, eu diria que ela é uma molécula muito simples…
Você sabia que o pão de alho pode ser preparado em casa e numa versão…
A sopa anti-inflamatória contém alimentos desintoxicantes: alecrim, cebola, gengibre, inhame e açafrão-da-terra. Todos eles colaboram…
O grande valor deste prato é a cúrcuma, que, segundo estudos científicos, é um ingrediente…
Nas últimas décadas, a manteiga tem sido implicada como uma causa significativa de doença cardíaca. No…
É impressionante como o mundo que nos rodeia está repleto de substâncias naturais que, não…
O óleo essencial de Copaiba é um dos mais promissores novos óleos essenciais anticâncer. Isto é…
Se você está tentando prevenir ou curar um câncer, então deve focar-se em melhorar seu…
Este artigo, retirado do site do "The Thruth About Câncer", e é tão incrivelmente relacionado…
Esta salada é uma maneira deliciosa de usar sua sobra de frango ou peru. Também…
Eu fiz só com alface americana mas vai ser legal misturar rúcula, agrião ou outras…
Que tal uma salada bem tropical e com um sabor extremamente exótico? Vamos lá, então...