Meu Blog

Conhecendo um pouco mais o óleo de copaíba

O óleo essencial de Copaiba é um dos ingredientes antiinflamatórios mais poderosos do planeta. É único em sua composição, micro-nutrientes e propriedades. A aplicação mais notável do óleo de Copaiba é na redução da dor e da inflamação em qualquer parte do corpo, e mesmo dentro dele.

Embora seja muito potente como anti-inflamatório, ele é seguro para ser tomado ingerido. Isso é surpreendente, pois a maioria dos óleos essenciais são muito prejudiciais se ingeridos.

O óleo de copaíba é extraído de árvores do gênero Copaifera. Estas são árvores leguminosas, comumente encontradas na floresta amazônica (América do Sul). A Floresta Amazônica não para de surpreender-nos com a sua flora e fauna únicas. É imensamente diversificada e é a fonte de muitos medicamentos. A Copaiba pode ser relativamente nova para o mundo inteiro, mas tradicionalmente, tem sido utilizada pelos povos nativos por, pelo menos, quatro séculos.

Estas árvores têm troncos altos e ramificam-se apenas no topo. Elas secretam um líquido pegajoso viscoso (chamado oleorresina). Esta resina transparente é então utilizada para extrair o óleo essencial de copaíba utilizando-se um processo de destilação a vapor.

Propriedades

Vejamos quais são as propriedades estabelecidas do óleo de copaíba. Essas são, na verdade, os efeitos que ela produz no consumo ou na aplicação.

  • Antiinflamatório - é amplamente elogiado como a melhor substância antiinflamatória.
  • Cicatrizante - promove a cura de lesões por formação mais rápida da crosta ou da cicatriz
  • Desinfetante - auxilia na limpeza de feridas, arranhões etc evitando qualquer infecção por patógenos.
  • Emoliente - palavra extravagante para hidratante.
  • Adstringente - encolhe o tecido da pele (isto tem várias aplicações cosméticas, como veremos adiante).
  • Expectorante - auxilia na expulsão de muco (catarro).
  • Anticâncer - para certos tipos de câncer, como câncer de pele e câncer de estômago
  • Diurético
  • Hipotensor - ajuda a abaixar a pressão arterial.
  • Anti-irritante

Muitos mais efeitos podem estar presentes neste óleo milagroso e que poderão advir de mais trabalhos de pesquisa.

Usos e benefícios para a saúde

Por conta de suas propriedades, o óleo essencial de Copaiba tem uma pletora de usos. A maioria dos usos está na forma de agente de aplicação tópica, e funciona fantásticamente para muitas condições.

Vamos examinar as aplicações do óleo de copaíba.

Óleo essencial de Copaiba para a pele

É absolutamente incrível para a obtenção de uma pele mais saudável. Na verdade, o óleo de copaíba também é geralmente seguro para ser aplicado na área da pele sensível, onde a maioria dos outros óleos essenciais podem não ser aplicáveis.

  • Acne - Pingue 2 gotas deste óleo em uma bola de algodão e aplique-as diretamente (sem diluir) na acne ativa. Não deve picar. Aguarde 2 - 3 horas. A área afetada pela acne reduz-se consideravelmente. Devido ao seu poder super antiinflamatório, ele reduz a vermelhidão em torno da acne, tornando-a muito menos perceptível. Use este truque diáriamente e acne deverá ficar muito menos inflamada. 
  • Estrias - O óleo de copaíba pode ser aplicado diretamente nas marcas de estiramento para desvanecê-las. Se você palpar as estrias com um atenção adequada, seerá facilmente notado que elas são depressões na pele. Aplique o óleo de copaíba como óleo de massagem sobre essas cicatrizes. A depressão começa a se preencher em algumas semanas. Use isso em conjugação com azeite de oliva para fazer desaparecer as estrias. 
  • Flacidez da pele - Aplique-o direto em áreas de pele que estão flácidas. O óleo de Copaiba estimula a secreção de colágeno e elastina para tornar a pele firme e esticada.
  • Varizes - O óleo de copaíba é excelente para o tratamento de varizes. Ele melhora a circulação sanguínea das veias perto da pele, permitindo a drenagem adequada e reduzir o pool de sangue. Isso vai livrá-los das varizes. Não mais o uso de peças de compressão para incomodar as pernas!
  • Óleo de copaíba para alívio da dor - Este óleo realmente se destaca como um alívio natural da dor. Seja qual for a causa da dor, este óleo ajuda a diminuir a sensação de dor.
  • Artrite e gota 
  • Dores de cabeça
  • Dor devido a uma lesão. Se houver um corte ou ferida, aplicá-lo nas bordas externas da ferida para diminuir a inflamação e dor causada pelo alongamento da pele durante a formação de crosta.
  • Dor muscular cãimbra 
  • Fibromialgia - Ele é muito útil para pessoas com sintomas de fibromialgia.
  • Dor nas articulações dorsais e ciática - Use massagem profunda para aliviar ciática usando este óleo.
  • Usando este óleo antes de uma sessão de quiropraxia ajuda a alcançar resultados muito melhores, como observado por muitos quiropráticos.
  • Contra Incontinência Urinária - As crianças que têm a questão da enurese, ou mesmo adultos que têm dificuldade em controlar o fluxo de urina podem fazer uso deste óleo. Aplique este óleo em quantidade generosa no abdômen e massagem. Ela ajuda a tonificar os músculos da bexiga e do trato urinário, reduzindo assim a incidência de incontinência.
  • Óleo de Copaiba no Bidê - Se você nunca ouviu falar, banho de assento é um banho tomado apenas para a parte inferior do corpo. É usado para aliviar hemorróidas e problemas da região genital, como infecções bacterianas ou fúngicas. Adicionar 8 - 10 gotas de óleo de copaíba em banho de assento. Suas propriedades antimicrobianas suaves ajudam a se livrar de infecções. Ele melhora a circulação sanguínea e ajuda na dor hemorróidas também.
  • Picadas de inseto - Use óleo de copaíba na mordida para reduzir rapidamente o inchaço e obter alívio.
  • Perfume de sabão - Muitos entusiastas do "faça-você-mesmo" podem fazer seu próprio sabão em casa. É muito fácil. Nesse processo, a adição de óleo de copaíba confere uma fragrância suave ao sabão, o que é ótimo.
  • Ilumine seus espíritos - Como aromatizador, o óleo de copaíba ajuda a aliviar o clima tenso, pois tem um aroma agradável e doce de mel.

Uso interno

Copaiba óleo pode ser usado internamente como um suplemento de saúde natural para aumentar a saúde, menor inflamação sistêmica e também como medida preventiva contra o câncer. Ele fornece uma ampla gama de benefícios para a saúde. Pode-se adicioná-lo a alimentos, bebidas, sucos, etc se o sabor parece bom e saboroso.

Como tomar o óleo de copaíba

Para que nosso organismo se acostume, na primeira semana da ingestão do óleo, tome 1 gota ao dia, de preferência após o café da manhã. Na segunda semana tome 2 gotas ao dia, sendo a primeira após o café da manhã e a segunda após o almoço. Na terceira semana ingerir 3 gotas. Uma após o café da manhã, outra após o almoço e outra após o jantar. Na quarta semana, inicia-se a dose normal, que é de 2 gotas de óleo de copaíba 3 vezes ao dia. Duas antes do café da manhã, 2 após o almoço e 2 após o jantar. Após a quarta semana, pode-se tomar 6 gotas uma única vez ao dia. Pela manhã, à tarde ou à noite, escolha a melhor opção para o seu dia-a-dia.

Os efeitos podem demorar um pouco para serem percebidos, porém, quando surgirem, são fantásticos!

 

Contra-Indicações • Gestação e lactação. Não aplicar nos olhos e queimaduras.

 

Tags: blog, meu blog, medicina, funcional, integrativa

Classificação Geral (0)

0 de 5 estrelas

Postar comentário

Anexos

Location

Share:
Rate this article :
0
  • Nenhum comentário encontrado

Dicas Importantes

lave maoLave as mãos. Você pode achar isso óbvio demais, mas essa simples tarefa que fazemos durante o dia pode proteger sua saúde mais do que imagina. Muitas pessoas lavam as mãos antes das refeições e depois de usar o banheiro, mas lavá-las com sabonete algumas vezes ao dia pode reduzir as chances de ter alguma doença em até 20-30%. Mas lembre-se de manter as mantê-las bem hidratadas, usando um bom creme hidratante.

Dr. Renato Riccio

Recomendadas

Tem pessoas que acham que comer sem glúten não tem graça, não tem as mesmas…
O Astragalus é um poderoso modulador imunológico "não-específico". Ao invés de ativar nosso sistema de…
Um estudo publicado agora em janeiro no "American Journal of Epidemiology" afirma que mulheres idosas…
Este estudo sugere que caminhar poderia melhorar a qualidade do sono para pacientes com câncer…
Como costumo abordar o tema, a atividade física é muito importante para o indivíduo normal…
A vitamina C tem uma história bem fragmentada como uma terapia de câncer, mas os…
Quando se está em tratamento para o câncer, como a quimioterapia e radioterapia, muitas vezes…
A diminuição da testosterona nos homens e da progesterona nas mulheres está ligada ao envelhecimento,…
Ao invés da tradicional massa com farinha de trigo e fermento, a receita abaixo leva…
O efeito da luz do sol e a produção de vitamina D já é um…
O consumo de carne vermelha em quantidades superiores àquelas tipicamente recomendadas não afeta os fatores…
Meus pacientes já sabem que eu sou fã de abobrinha. E também sou fã de…
Que tal uma tábua de aperitivos para dar um charme à sua mesa e deixar…
A falta da fibra natural necessária faz com que os microorganismos de nosso intestino comecem…
Um artigo publicado na revista "Cell" sugere que a flora intestinal pode desempenhar um papel…
O estômago está situado na parte superior do abdômen e faz parte do sistema digestivo.…
O consumo de carboidratos tem aumentado nos últimos anos nos países ocidentais, seguindo-se os conselhos…
O óleo essencial de Copaiba é um dos ingredientes antiinflamatórios mais poderosos do planeta. É…
Se eu fosse descrever a glutationa, eu diria que ela é uma molécula muito simples…
Você sabia que o pão de alho pode ser preparado em casa e numa versão…
A sopa anti-inflamatória contém alimentos desintoxicantes: alecrim, cebola, gengibre, inhame e açafrão-da-terra. Todos eles colaboram…
O grande valor deste prato é a cúrcuma, que, segundo estudos científicos, é um ingrediente…
Nas últimas décadas, a manteiga tem sido implicada como uma causa significativa de doença cardíaca. No…
É impressionante como o mundo que nos rodeia está repleto de substâncias naturais que, não…
O óleo essencial de Copaiba é um dos mais promissores novos óleos essenciais anticâncer. Isto é…
Se você está tentando prevenir ou curar um câncer, então deve focar-se em melhorar seu…
Este artigo, retirado do site do "The Thruth About Câncer", e é tão incrivelmente relacionado…
Esta salada é uma maneira deliciosa de usar sua sobra de frango ou peru. Também…
Eu fiz só com alface americana mas vai ser legal misturar rúcula, agrião ou outras…
Que tal uma salada bem tropical e com um sabor extremamente exótico? Vamos lá, então...