Meu Blog

Glutationa e suas funções

Se eu fosse descrever a glutationa, eu diria que ela é uma molécula muito simples que pode muito bem ser a molécula mais importante da qual você precisa para se manter saudável e prevenir doenças. 

É um elemento chave para se prevenir o envelhecimento, o câncer, doenças cardíacas, demência e outras doenças crônicas. Também é essencial para tratar de praticamente tudo, desde o autismo até doença de Alzheimer, o câncer e muito mais!

Definição e funções

A glutationa é uma combinação de três blocos de construção simples de proteínas ou aminoácidos - cisteína, glicina e glutamina - e é produzida naturalmente no corpo. Ela é também chamado de "antioxidante mestre", porque ela pode se regenerar no fígado após cada enchimento de radicais livres e voltar a trabalhar. Os radicais livres são, com frequência, subprodutos da oxidação metabólica celular normal e da sobrecarga tóxica. Eles podem levar a doenças auto-imunes, vários tipos de câncer e até mesmo a ataques cardíacos.

Manter-nos saudáveis, aumentar nosso desempenho, prevenir doenças e o processo de envelhecimento, enfim, todos estes processos dependem da manutenção de elevados níveis de glutationa. Ela também é crítica para a função imune e controle da inflamação. É o desintoxicante mestre e o principal antioxidante do corpo, protegendo nossas células e fazendo nosso metabolismo energético funcionar o melhor possível.

A pesquisa mostrou que os níveis aumentados de glutationa diminuem os danos musculares, reduzem o tempo de recuperação, aumentam a força e a resistência e deslocam o metabolismo da produção de gordura no sentido do desenvolvimento muscular.

A glutationa é fundamental para ajudar nossa primeira linha de defesa contra a doença e estado doentio - o nosso sistema imunológico - a realizar o seu trabalho de combate às infecções. Ela ainda apoia o sistema imunológico na prevenção do câncer e outras doenças. Estudos também mostraram que a glutationa pode ajudar no tratamento da AIDS.

A glutationa também é essencial para a manutenção de mitocôndrias celulares saudáveis. É notável que mitocôndrias danificadas ou com mau funcionamento são parte do processo de câncer. Isso ocorre quando a exposição às toxinas e ao terreno celular insalubre se combinam para desencadear uma resposta defensiva celular. Durante este processo as células saudáveis tornam-se células cancerosas quando revertem para uma forma primitiva de respiração, que usa glicose (açúcar) ao invés do oxigênio para a respiração celular. Elas, então, se recusam a morrer e continuam se multiplicando.

O segredo do poder da glutationa pode ser os grupos químicos que contêm enxofre (SH). O enxofre é uma molécula pegajosa e malcheirosa que age para, literalmente, "agarrar" e ajudar a eliminar todas as coisas ruins do corpo. Sua viscosidade permite a captura dos radicais livres e toxinas nocivos, como o mercúrio e outros metais pesados.

A glutationa é crítica por uma razão simples: ela recicla antioxidantes. Ou seja, lidar com radicais livres é como segurar uma batata quente. Eles passam de vitamina C a vitamina E para ácido lipóico e, finalmente, para glutationa que "resfria" os radicais livres e recicla outros antioxidantes. Depois que isso acontece, o corpo pode "reduzir" ou regenerar outra molécula protetora de glutationa e estamos de volta ao jogo.

A glutationa pode ser considerada a "mãe de todos os antioxidantes" e sua deficiência é comum em praticamente todos os pacientes gravemente doentes. Estes incluem pessoas com síndrome da fadiga crônica, doenças cardíacas, câncer, infecções crônicas, doenças auto-imunes, diabetes, autismo, doença de Alzheimer, doença de Parkinson, artrite, asma, problemas renais, doença hepática e muito mais.

A deficiência de glutationa

O corpo forma glutationa naturalmente, mas sua produção diminui à medida que envelhecemos. As toxinas também diminuem os níveis saudáveis de glutationa. Se você está doente, sentindo-se velho ou simplesmente não está no ápice da forma física, você provavelmente está com deficiência de glutationa. O períodico médico britânico, o "The Lancet", encontrou os níveis mais altos de glutationa em jovens saudáveis, níveis mais baixos em idosos saudáveis, menores ainda em idosos doentes e os mais baixos entre os idosos hospitalizados.

Normalmente, a glutationa é reciclada no corpo - exceto quando a carga tóxica se torna muito grande. Quando a glutationa se torna esgotada, ela não pode mais nos proteger contra os radicais livres, infecções ou câncer, e não podemos nos livrar das toxinas. Isso leva a mais doença e logo estamos na espiral descendente da doença crônica.

A glutationa ativa é conhecida como GSH

A glutationa torna-se inativa quando se torna saturada de fazer seu trabalho de coleta de radicais livres, mas tende a se regenerar em um fígado saudável. Sob condições ideais, apenas 10% da glutationa permanecem inativos (ou oxidados), enquanto os outros 90% estão ativos. Quando a glutationa ativa (também conhecida como GSH), cai abaixo de 90% e permite que os inativos aumentem além dos 10%, a luta pela saúde ótima começa a se tornar uma batalha perdida. Enfim, quando as toxinas se acumulam, o GSH diminui ainda mais. Quando o GSH cai abaixo de 70%, o sistema imunológico torna-se criticamente comprometido.

Alimentos e suplementos que aumentam os níveis de glutationa em seu corpo

Certos alimentos contêm os precursores para ajudar o fígado a produzir mais glutationa. Estes incluem alimentos ricos em enxofre, como alho, cebola e vegetais crucíferos (brócolis, couve-flor, couve, repolho, agrião), produtos bioativos de soro de leite e colostro.

A razão para usar precursores para aumentar a capacidade do seu fígado em criar níveis saudáveis de glutationa é que a glutationa suplementar tem problemas com a passagem intacta pelo trato gastrointestinal (GI) sem ser degradada. 

O exercício aumenta os níveis de glutationa e ajuda a impulsionar seu sistema imunológico, melhorar a desintoxicação e melhorar as defesas antioxidantes do seu próprio corpo. Comece lentamente e prossiga até mais de 30 minutos por dia de exercício aeróbio vigoroso como caminhar ou correr, ou jogar vários esportes. O treinamento de força por 20 minutos, três vezes por semana também é útil.

Outros suplementos que podem ajudar a aumentar os níveis saudáveis de glutationa incluem:

  • Uma boa alimentação composta de bons produtos orgânicos.
  • A N-acetil-cisteína (NAC) tem sido usada por muitos anos para ajudar a aumentar a glutationa.
  • Nutrientes que causem a metilação, incluindo folato, vitamina B6 e vitamina B12 são fundamentais para manter o corpo produzindo e reciclando a glutationa.
  • O selênio ajuda o corpo a reciclar e produzir mais glutationa.
  • A família de antioxidantes que inclui as vitaminas C e E (na forma de tocoferóis mistos) trabalham juntas para reciclar a glutationa
  • A silimarina ajuda a aumentar os níveis de glutationa e é famosa por sua capacidade de limpar, proteger e regenerar o fígado.

É também digno de nota que o ácido alfa-lipóico é um segundo colocado e bem próximo à glutationa em importância para nossas células. Ele está envolvido na produção de energia, controle de açúcar no sangue, saúde do cérebro e desintoxicação.

 

 

Tags: blog, meu blog, medicina, funcional, integrativa

Classificação Geral (0)

0 de 5 estrelas

Postar comentário

Anexos

Location

Share:
Rate this article :
0
  • Nenhum comentário encontrado

Dicas Importantes

lave maoLave as mãos. Você pode achar isso óbvio demais, mas essa simples tarefa que fazemos durante o dia pode proteger sua saúde mais do que imagina. Muitas pessoas lavam as mãos antes das refeições e depois de usar o banheiro, mas lavá-las com sabonete algumas vezes ao dia pode reduzir as chances de ter alguma doença em até 20-30%. Mas lembre-se de manter as mantê-las bem hidratadas, usando um bom creme hidratante.

Dr. Renato Riccio

Recomendadas

Tem pessoas que acham que comer sem glúten não tem graça, não tem as mesmas…
O Astragalus é um poderoso modulador imunológico "não-específico". Ao invés de ativar nosso sistema de…
Um estudo publicado agora em janeiro no "American Journal of Epidemiology" afirma que mulheres idosas…
Este estudo sugere que caminhar poderia melhorar a qualidade do sono para pacientes com câncer…
Como costumo abordar o tema, a atividade física é muito importante para o indivíduo normal…
A vitamina C tem uma história bem fragmentada como uma terapia de câncer, mas os…
Quando se está em tratamento para o câncer, como a quimioterapia e radioterapia, muitas vezes…
A diminuição da testosterona nos homens e da progesterona nas mulheres está ligada ao envelhecimento,…
Ao invés da tradicional massa com farinha de trigo e fermento, a receita abaixo leva…
O efeito da luz do sol e a produção de vitamina D já é um…
O consumo de carne vermelha em quantidades superiores àquelas tipicamente recomendadas não afeta os fatores…
Meus pacientes já sabem que eu sou fã de abobrinha. E também sou fã de…
Que tal uma tábua de aperitivos para dar um charme à sua mesa e deixar…
A falta da fibra natural necessária faz com que os microorganismos de nosso intestino comecem…
Um artigo publicado na revista "Cell" sugere que a flora intestinal pode desempenhar um papel…
O estômago está situado na parte superior do abdômen e faz parte do sistema digestivo.…
O consumo de carboidratos tem aumentado nos últimos anos nos países ocidentais, seguindo-se os conselhos…
O óleo essencial de Copaiba é um dos ingredientes antiinflamatórios mais poderosos do planeta. É…
Se eu fosse descrever a glutationa, eu diria que ela é uma molécula muito simples…
Você sabia que o pão de alho pode ser preparado em casa e numa versão…
A sopa anti-inflamatória contém alimentos desintoxicantes: alecrim, cebola, gengibre, inhame e açafrão-da-terra. Todos eles colaboram…
O grande valor deste prato é a cúrcuma, que, segundo estudos científicos, é um ingrediente…
Nas últimas décadas, a manteiga tem sido implicada como uma causa significativa de doença cardíaca. No…
É impressionante como o mundo que nos rodeia está repleto de substâncias naturais que, não…
O óleo essencial de Copaiba é um dos mais promissores novos óleos essenciais anticâncer. Isto é…
Se você está tentando prevenir ou curar um câncer, então deve focar-se em melhorar seu…
Este artigo, retirado do site do "The Thruth About Câncer", e é tão incrivelmente relacionado…
Esta salada é uma maneira deliciosa de usar sua sobra de frango ou peru. Também…
Eu fiz só com alface americana mas vai ser legal misturar rúcula, agrião ou outras…
Que tal uma salada bem tropical e com um sabor extremamente exótico? Vamos lá, então...