Meu Blog

A Spirulina e seu poder anticancerígeno

É impressionante como o mundo que nos rodeia está repleto de substâncias naturais que, não só ajudam o corpo de forma geral, mas também miram especificamente a cura de células cancerosas. 

A espirulina, uma alga verde-azulada, que cresce principalmente em lagos tropicais e subtropicais, é uma dessas substâncias. Vem sendo utilizada desde as épocas mais remotas como um super-alimento e uma fonte de nutrição instantânea. As pesquisas também descobriram as formas específicas que as algas Spirulina podem ajudar a reduzir o risco de muitos tipos de câncer e, em alguns casos, até mesmo a curá-lo.

A Spirulina tem como Alvo as Células-Tronco do Câncer de Mama

O câncer de mama afeta cerca de 3 milhões de mulheres nos Estados Unidos e está em segundo lugar perdendo, apenas, para o câncer de pulmão em causa de morte. O problema, especialmente quando se trata de terapias de câncer de mama tradicional, está nas metástases. A metástase acontecem porque as terapias com drogas não abordam as células-tronco do câncer. Essas células-tronco continuarão a crescer e gerar novos tumores muito tempo após a terapia ter sido concluída (e mesmo depois de muitos médicos anunciarem o câncer como "curado").

Enquanto as drogas de quimioterapia aplicam uma abordagem de "carta branca", certas substâncias naturais possuem mecanismos em seu interior que visam especificamente as células cancerosas enquanto deixam células saudáveis intocadas. Além disso, alguns fitonutrientes super astros possuem como alvo as células-tronco do câncer, em particular, eliminando tumores, enquanto curam o câncer em seus pilares. Uma dessas substâncias é a Spirulina.

As algas de Spirulina contêm "ficocianina", um pigmento verde-azulado que é composto de moléculas de proteína. A ficocianina é o que dá à Spirulina sua cor característica e ajuda na conversão de luz solar em energia através da clorofila na planta. A ficocianina também é um antioxidante altamente eficaz e anti-inflamatório, enquanto a clorofila, com a qual trabalha para obter energia, tem sido também conhecida por se ligar aos carcinógenos.

Em 2013, um estudo inovador conduzido pelo Centro de Ciências de Saúde da Universidade Estadual da Louisiana reuniu um punhado de "superalimentos de fitonutrientes" juntos no que eles esperavam que fosse um "coquetel de cicatrização de câncer". Além da Spirulina contendo ficocianina, outros fitonutrientes Na mistura incluiu a curcumina da cúrcuma, a isoflavona da soja, o Indol-3-Carbinol das plantas crucíferas, o resveratrol das uvas ea quercetina, encontradas em certas frutas.

Os pesquisadores não ficaram desapontados. Quando combinado, o coquetel suprimiu o crescimento de células de câncer de mama em mais de 80%! Também causou a morte de células de câncer, inibiu a propagação do câncer e, eventualmente, levou à morte de 100% das células de câncer de mama na amostra. Outras amostras provaram a eficácia do coquetel contra células de câncer de ovário também.

A espirulina afeta a produção de melatonina

Quando se trata de prevenção do câncer de mama e, em particular, da cura, a melatonina é vital. A melatonina, que é produzida enquanto dormimos, tem um efeito direto sobre os níveis de estrogênio de várias maneiras. Ele protege contra a sobredosagem de estrogênio e suprime diretamente o crescimento de células de câncer de mama, literalmente, colocando as células para dormir. David E. Blask, PhD, da Tulane University, em New Orleans, é especialista em biologia do câncer. Ele demonstrou que 90% dos cânceres de mama humanos têm receptores específicos para a sinalização da melatonina noturna.

O Dr. Blask descobriu que os níveis saudáveis de melatonina podem diminuir o crescimento do câncer de mama em 70%. Um estudo de 2015 pelo Instituto de Agricultura da Tasmânia descobriu que a suplementação de spirulina aumentou significativamente os níveis de melatonina em um modelo animal.

A Spirulina ajuda a desintoxicar metais pesados

O acúmulo de metais pesados ocorre por meio de exposição ambiental, o uso de produtos pessoais comerciais, como antitranspirantes, metais em alimentos e pesticidas e de obturações dentais com amálgama. Estudos têm demonstrado que o acúmulo de metais pesados, especialmente de mercúrio, chumbo, cádmio e arsênico, também pode levar diretamente ao câncer.

Os metais pesados também contribuem para uma série de outros efeitos corporais e especialmente neurológicos. As algas de Spirulina agem como quelantes por se ligarem com os metais pesados, a fim de desintoxicá-los do corpo. Elas contêm altos níveis de vitamina C, vitamina E, ficocianobilina (mencionado anteriormente), e carontens, todos os quais ajudam com estresse oxidativo e quelação de metais pesados.

A Spirulina ajuda a curar o intestino e impulsiona o sistema imunológico

Você já deve ter ouvido que até 80% do nosso sistema imunológico está no nosso intestino. Para que o sistema imunológico faça seu trabalho no combate a doenças como o câncer, o sistema digestivo tem de estar funcionando de maneira ótima. Isso inclui o equilíbrio adequado da flora intestinal benéfica. Vários estudos realizados com modelos animais mostraram que a Spirulina tem um efeito antimicrobiano, especialmente contra o crescimento excessivo da Cândida albicans, e que também promove o crescimento da flora intestinal saudável. A Spirulina também pode ajudar com problemas estritamente relacionados com o sistema digestivo, tais como a síndrome do Intestino Permeável (leaky gut).

Aqui estão algumas outras maneiras que Spirulina apoia o sistema imunológico:

  • A Spirulina contém 2,3% mais ferro do que espinafre
  • A Spirulina tem 375% mais proteínas do que o tofu
  • A espirulina tem 3.900% mais beta caroteno do que as cenouras
  • A Spirulina fornece 300% mais cálcio que leite o integral
  • A Spirulina é carregada com gorduras saudáveis, como GLA, EPA, DHA e ALA; importantes membros da família Ômega-3
  • A Spirulina é uma grande fonte de vitaminas B
  • A Spirulina ajuda seu corpo a assimilar minerais essenciais, tais como selênio; e
  • Meros 3 gramas de Spirulina fornecem mais atividade anti-inflamatória (e antioxidante) do que cinco porções de vegetais!

Como você consome as algas de Spirulina?

A Spirulina pode ser misturada em água ou suco. Às vezes, o sabor da Spirulina pode ser perturbador, então misturá-lo em um smoothie pode ser uma ótima maneira de mascarar o sabor. Lembre-se também que a Spirulina não é apenas uma super-fonte de proteínas, vitaminas e minerais, mas  também um desintoxicante muito potente.

Certifique-se de começar com uma pequena quantidade e ir aumentando lentamente ao longo do tempo. Para a prevenção do câncer e saúde geral, a maioria dos especialistas de saúde recomendam 3-5 gramas por dia (cerca de uma colher de chá). Além disso, um estudo chinês de 2016 descobriu que apenas 0,5 mg de Spirulina teve um efeito sobre as células de câncer de rim de macaco.

Um estudo de 2014 da Universidade Charles em Praga descobriu que um pouco menos de 0,20 gramas teve um efeito sobre as células de câncer pancreático humano. Se você está considerando usar Spirulina como parte de um protocolo geral de cura de câncer, certifique-se de trabalhar diretamente com um profissional de saúde qualificado.

A coisa mais importante a considerar ao comprar Spirulina é o seu grau de pureza, pois em algumas marcas comerciais de menor qualidade podem ser encontrados contaminantes.

Certifique-se de comprar uma Spirulina de uma fonte confiável que garanta que as algas provenham de águas puras, não poluídas e que não tenham sido utilizados enchimentos.

Finalmente, para aqueles que têm problemas digestivos, considere a Spirulina fermentada, que pode ser absorvida com mais facilidade.

Tags: blog, meu blog, medicina, funcional, integrativa, cancer

Classificação Geral (0)

0 de 5 estrelas

Postar comentário

Anexos

Location

Share:
Rate this article :
0
  • Nenhum comentário encontrado

Dicas Importantes

lemonIncluir uma fatia de limão na água que você bebe, além de refrescante, faz muito bem à saúde. O limão é uma superfruta com excelentes propriedades desintoxicantes. Ideal para quem está em dieta de perda de peso.

Dr. Renato Riccio

Recomendadas

Tem pessoas que acham que comer sem glúten não tem graça, não tem as mesmas…
O Astragalus é um poderoso modulador imunológico "não-específico". Ao invés de ativar nosso sistema de…
Um estudo publicado agora em janeiro no "American Journal of Epidemiology" afirma que mulheres idosas…
Este estudo sugere que caminhar poderia melhorar a qualidade do sono para pacientes com câncer…
Como costumo abordar o tema, a atividade física é muito importante para o indivíduo normal…
A vitamina C tem uma história bem fragmentada como uma terapia de câncer, mas os…
Quando se está em tratamento para o câncer, como a quimioterapia e radioterapia, muitas vezes…
A diminuição da testosterona nos homens e da progesterona nas mulheres está ligada ao envelhecimento,…
Ao invés da tradicional massa com farinha de trigo e fermento, a receita abaixo leva…
O efeito da luz do sol e a produção de vitamina D já é um…
O consumo de carne vermelha em quantidades superiores àquelas tipicamente recomendadas não afeta os fatores…
Meus pacientes já sabem que eu sou fã de abobrinha. E também sou fã de…
Que tal uma tábua de aperitivos para dar um charme à sua mesa e deixar…
A falta da fibra natural necessária faz com que os microorganismos de nosso intestino comecem…
Um artigo publicado na revista "Cell" sugere que a flora intestinal pode desempenhar um papel…
O estômago está situado na parte superior do abdômen e faz parte do sistema digestivo.…
O consumo de carboidratos tem aumentado nos últimos anos nos países ocidentais, seguindo-se os conselhos…
O óleo essencial de Copaiba é um dos ingredientes antiinflamatórios mais poderosos do planeta. É…
Se eu fosse descrever a glutationa, eu diria que ela é uma molécula muito simples…
Você sabia que o pão de alho pode ser preparado em casa e numa versão…
A sopa anti-inflamatória contém alimentos desintoxicantes: alecrim, cebola, gengibre, inhame e açafrão-da-terra. Todos eles colaboram…
O grande valor deste prato é a cúrcuma, que, segundo estudos científicos, é um ingrediente…
Nas últimas décadas, a manteiga tem sido implicada como uma causa significativa de doença cardíaca. No…
É impressionante como o mundo que nos rodeia está repleto de substâncias naturais que, não…
O óleo essencial de Copaiba é um dos mais promissores novos óleos essenciais anticâncer. Isto é…
Se você está tentando prevenir ou curar um câncer, então deve focar-se em melhorar seu…
Este artigo, retirado do site do "The Thruth About Câncer", e é tão incrivelmente relacionado…
Esta salada é uma maneira deliciosa de usar sua sobra de frango ou peru. Também…
Eu fiz só com alface americana mas vai ser legal misturar rúcula, agrião ou outras…
Que tal uma salada bem tropical e com um sabor extremamente exótico? Vamos lá, então...